Diário Perdido: Sobre Mudanças...
terça-feira, abril 15, 2014![]() |
| Foto: We heart it |
Andei pensando esses dias o quanto mudamos com o tempo. A maior parte da nossa vida é composta por mudanças, seja de cenário a um simples gosto musical. Mudamos o cabelo, o filme preferido, os sonhos e desejos. Tantas mudanças... mas a maior de todas, e que faz toda a diferença, é a mudança do ser. A mudança interna é bem mais importante e aparente do que um corte radical no cabelo.
Essa mudança geralmente não acontece da melhor forma. Quando você nota, está no chão, lamentando por tudo aquilo e a única coisa que vem a mente é ter que tomar uma providência e mudar aquela situação. No quesito de coisas realmente importantes que precisamos aprender, a vida não nos ensina da melhor maneira. Mas de alguma forma, é isso que faz toda a diferença. Toda vez que você olhar para as cicatrizes deixada pelo passado, você vai lembrar por que mudou e por que precisa seguir a vida dessa maneira. E assim vamos possuindo sabedoria e alertando aos outros para que não cometam os mesmo erros que você cometeu. Como diz o provérbio chinês "Os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca.". Pois é, o mundo está cheio de tolos e idiotas. Eu mesma sou uma tola. Sempre tenho que ser machucada e machucar outras pessoas para perceber o quanto eu estava errada e que preciso mudar minha maneira de agir. Todos nós somos tolos. Tolos ao ponto de não assumirmos nossa tolice.
Mas quem me chama mesmo atenção são os idiotas. Há algo peculiar neles. Os idiotas pensam que mudar pelos outros é algo grande e de valor. Pelo contrário. A verdadeira mudança é para si. Nenhuma mudança decorrente de outras pessoas será bem sucedida. Os idiotas nunca aprendem.
Então você muda por alguém. Ok. Depois esse alguém te chateia ou te abandona, aí você rebobina a fita e volta para o que era antes? Isso nunca foi uma mudança. Mudança é para a vida toda. Mudança é para si, para crescer como pessoa, para lidar melhor com as pessoas que se ama. Para melhor lidar com a vida.
Mudar dói um bocado. Não é fácil abandonar tudo o que você construiu para começar do zero de novo. E de novo. Mas há alívio de estar fazendo a coisa correta depois, recompensa e muito.
Não percam tempo apontando os erros das pessoas, mas aprendam com eles. Assim é bem mais fácil do que levar um tapa na cara da vida. Acreditem.
XOXO


0 comentários