Na Estante: O Oceano no Fim do Caminho!
segunda-feira, março 17, 2014Oi gente! Como foi o fim de semana de vocês? Espero que tenha sido bom ^^
Hoje eu vou falar sobre um livro que já li faz algum tempo, e como o esperado, esqueci de postar para vocês kkk Pra quem ler muito, minha memória é bem limita, né? Mas tudo bem. Hoje eu lembrei e é o que vale haha.O livro chama-se O Oceano no Fim do Caminho e é do autor Neil Gaiman. Eu o ganhei do meu amor no nosso aniversário de namoro, que aliás, eu mostrei aqui junto com meus presentes de natal. E como prometido, cá estou fazendo a resenha ^^
O livro foi considerado um dos melhores livros do ano passado e sem dúvidas merecidíssimo. Claro que temos opiniões diferentes e vários sentidos, tanto que algumas pessoas nem entenderam o livro e as mensagens que ele tenta passar. Mas realmente, o livro é um pouco complicado de compreender e acredito que mesmo eu fazendo grande esforço em ligar detalhes a significados mais aprofundados, não captei tudo que o Neil tentou passar para os leitores. Especialistas sem dúvidas podem explicar cada passagem com mais precisão.
Mas, como não sou especialista e apenas uma leitora ansiosa, estou aqui para expressar minha humilde opinião haha.
Bom, o livro é bem fantasioso e ao meu ver, melancólico. Fala sobre monstros e amizade, mostrando como as crianças sofrem com a falta de entendimento dos pais. Neil tenta expor como é difícil e traumático entendimentos fora do comum para uma criança e como isso influência na vida adulta.
É o tipo de livro que você realmente "veste" o personagem, e isso é bem mais possível devido ao modelo meio que autobiográfico do livro. Quem conta a história é o personagem principal, que não se sabe o nome, e vemos tudo por sua visão na história, principalmente os seus sentimentos. Eu acho o máximo esse tipo de obra porque nos envolvemos de uma maneira assustadoramente sentimental com o personagem. O personagem sentia medo, eu também sentia, o personagem sentia raiva, eu também sentia, o personagem ficava triste e chorava, eu também. Um coisa fantástica! Sem dúvidas, foi a melhor coisa do livro.
Além do envolvimento, outro ponto fascinante, é que o autor tem uma super habilidade com o imaginário. Ele une o mundo real e o mundo fantástico de uma maneira bem absurda, mas com pontos extraordinários. É incrível! A gente fica sem entender tanta coisa, mas tudo por que o personagem principal - que aliás, é um adulto narrando sua infância aos exatos 7 anos - não tem todo o entendimento. Mas se você prestar bem atenção todos os acontecimentos tem um significado, significado esses que movem as nossas atitudes na vida e a importância que damos à eles. Não vou falar aqui porque precisaria que eu desse spoilers, e vocês não querem isso, não é? Hahaha. Mas uma coisa eu posso falar: O significado mais importante que o livro apresenta é o fator da amizade. Mostra como é importante uma amizade verdadeira que, mesmo com afastamento e distâncias, nós nunca iremos esquecer pois mudaram nosso vida.
O Neil tentou mostrar que, se não fosse por Lettie Hempstock, a amiga do nosso personagem principal, tudo teria se desmoronado. Com toda a família contra o nosso personagem, fazendo coisas fatídicas até, Lettie e as outras duas Hempstocks acolheram nosso personagem e o ajudaram quando todos viraram as costas.
Tocante não? E realmente é.
Fora a história, o livro é muito lindo, com uma capa linda e contracapa de gelar o coração. Quem for lê vai entender o que estou dizendo! É como uma representação de uma das passagens mais tensas da história haha.
Bom, essa foi minha opinião quanto ao livro. Espero que tenham gostado!
E para quem achou o livro sem sentindo: Ler não é apenas enxergar o óbvio, mas também decifrar o que o autor tentou passar para os leitores. Sem dúvidas, é a parte mais divertida.
Gostei do livro e recomendo, principalmente pessoas que gostam de histórias diferentes e com significados ocultos.
XOXO




0 comentários