Diário Perdido: Penitência!
quarta-feira, março 05, 2014![]() |
| Foto: We heart it |
Não sei se vocês sabem, mas eu sou católica. Não me considero aquela católica exemplar e que conhece todas as passagens da Bíblia. Só apenas uma pessoa que acredita em Deus, pecadora e que vai à missa aos domingos.
Desde pequena nunca me animei muito para ir à missa, mas o tempo foi passando e a cada dia eu estou sentindo a necessidade de ir, de rezar e de tentar mudar os meus atos. Comecei a refletir tudo o que eu fiz e faço e acabei sentindo a culpa e o pesar. Principalmente hoje.
Para minha religião, hoje começa a Quaresma, tempo que começamos a nos preparar para a Páscoa. Esse é o momento para se refletir, perdoar, se arrepender e recomeçar com novos ideais e nos aproximarmos mais de Cristo. Vendo por esse lado, é bem literal e que acaba sendo apenas mais um dogma ou evento religioso, mas olhando por outro ângulo, é basicamente um alerta a todos para deixarem de enxergar os erros alheios e olharem os seus.
A Quaresma dura 40 dias, começa na quarta-feira de Cinzas, no caso hoje, e termina no Domingo de Ramos. Hoje eu fui pela primeira vez, a missa de Cinzas e me senti compromissada. É nesta que somos alertados a fazer algum sacrifício para, não só simbolizar, mas também para aprendermos alguma lição. Esse sacrifício chama-se Penitência, na qual você renuncia algo que você é muito apegado e que te faz algum mal.
Muitas pessoas não bebem, outras não fumam e algumas até tentam conter a gula, mas isso não tem significado algum quando não se aprende nada. A penitência não é algo para estar se gabando ou para pagar todos os seus pecados em 40 dias para simplesmente depois você fazer tudo de novo sem levar nada no coração. Ao que parece muitas pessoas saem mais vazias do que quando iniciaram. E isso é triste.
Confesso que nunca fiz penitência, porque eu não via significado algum pelo o que as pessoas me diziam. Se eu iria fazer de novo, por que parar? Mas descobri que todo esse ritual é para nos obrigar a aprender e refletir por tudo aquilo que fazemos de ruim para nós mesmos. Por isso, me comprometi a minha primeira penitência esse ano: Abandonar o facebook, instagram e twitter durante 40 dias.
Sou muito, mas muito apegada às redes sociais que várias vezes me privaram de muitas coisas, e que me influenciam tanto. Pode ser pouco, mas é o início para renuncia. A renuncia é um grande passo.
Imaginem se aquele pessoal que gasta tanto em litros e litros de cervejas para beber no carnaval, renunciasse uma parte da quantia para ajudar os necessitados? E se aquela pessoa que compra um sapato todos os dias contribuísse com alguma constituição que estivesse comprando cestas básicas para os famintos que sofrem com a seca no sertão? E se, e se, e se... Esse é o problema da nossa vida. Achamos que pequenas coisas não fazem a menor diferença, mas fazem sim! Se cada pessoa fizesse a sua parte, nosso mundo teria uma realidade diferente.
Nunca é tarde para renunciar o "E se" que tanto nos desencoraja a mudar.
Por: Stefane Brito
P.s: Desculpem, mas esse não foi o meu melhor texto. Não estou muito inspirada hoje, mas senti necessidade de compartilhar essa experiência com vocês. Espero que possa ter contribuído em algo bom.


0 comentários