Na Estante: Trilogia Jogos Vorazes + A Moreninha
sábado, abril 28, 2012Oi pessoal!
Como eu já tinha falando no último post, estava lendo o terceiro e último livro da trilogia Jogos Vorazes e como prometido, cá estou eu fazendo um resenha dessa saga fascinante e acrescentando uma outra resenha de um livro bem conhecido de literatura brasileira: A Moreninha.
Começando pela trilogia Jogos Vorazes: é realmente fascinante! Tem um monte de gente dizendo que virou modinha e não sei o que, mas se for pra virar modinha que seja algo bom, né? E a história é realmente cativante. Com um enredo bem diferente das histórias que costumam circular por aí, Suzanne Collins nos apresenta a história de um país chamado Panem que era dividido por 13 distritos, mas o 13º se revoltou contra o governador desse país e ao que parece não acabou muito bem. Todo o distrito foi bombardeado e extinguido. Medonho, hein? E para provocar ainda mais medo aos habitantes de Panem, o governo começou com os Jogos Vorazes, que nada mais é do que colocar duas pessoas de cada distrito, um homem e uma mulher, escolhidos por sorteio para lutarem pela sobrevivência em um campo cheio de perigos e morte, no qual apenas um sobrevivia.
E toda essa carnificina era assistida por todo o país, que faziam suas apostas e torciam pelo seu vencedor, vibrando com uns matando os outros na Arena. Mas isso começa a mudar com a personagem principal, Katniss. Sua irmãzinha é sorteada para participar do jogos, mas ela se voluntaria para ser Tributo (sim, eles são chamados assim no jogos) no lugar da irmã. O pedido é aceito e ela vai aos jogos junto com um menino muito fofo e que já conquistou todos os corações, Peeta. Não vou contar mais spoilers, mas ela revoluciona tudo minha gente! Faz a galera se rebelar nos distritos e tudo mais. Esse povo sofre, viu. Coitados.
Como dá pra perceber, a história é cheia de ação, morte e atos de amor. Muito cativante, não deixa a desejar em nenhum capítulo. Você sempre quer saber mais e mais, não dá pra parar de ler kkk Muito, muito bom. Recomendo bastante.
A única coisa que não é tão boa é a editora Rocco que nos mata com esses valores absurdos nos livros, mas como eu peguei os três livros emprestados de uma amigo (valeu Jujuba haha) não me afetou em nada kkk. Mas os valores valem a pena. O design dos livros é muito bonito e deixa qualquer estante linda.
Saindo dos livros estrangeiros, vamos para uma velha e boa literatura brasileira. O livro A Moreninha do autor Joaquim Manoel de Macedo é bastante aclamado e pedido de leitura para muitos concurso, especialmente para o Enem e provas de vestibular em geral. Já possuímos um trauma de livro literários passados pelos professores, não é? Mas se você começar com um pé atrás não ajuda nenhum pouco. Um dos melhores livros brasileiros que conheci foi através dos meus professores. Certo que geralmente a linguagem é um pouco complicada, mas as histórias valem muito a pena, além de que você estará abrangendo o seu vocabulário. E para você bem essa jornada com as obras literárias brasileiras, A Moreninha é a da vez.
A história é sobre 4 amigos que vão passar o feriado em uma ilha na casa da avó de um deles - Felipe -, e como ele possui muitas primas e irmã, todos ficam na expectativa de se apaixonar por alguma, menos o Augusto. Ele é um amante inconstante que se gaba por nunca ter se apaixonado ou se magoar com alguma garota. Mas Felipe junto com os outros faz uma aposta com Augusto que se ele se apaixonar, vai ter que escrever um livro sobre sua experiência. E não é que Augusto se dá mal? kkk Nossa, é bem engraçada e fofinha a história, água com açúcar mesmo, mas que proporciona entusiasmo e empolgação do leitor.
O livro não é tão grande e você encontra facilmente na internet, nos sebos e em livrarias, e o preço é muito amigo. Apesar de eu ter pego esse emprestado do meu tio (gente, to pegando livro emprestado de todo mundo kkk) não sei quanto custa ao certo, mas está entre R$ 10 e R$ 15. Baratinho.
Espero que tenham gostado!
XOXO





4 comentários
MEU LIVRO
ResponderExcluirKKKKKKKK seu livro!
ResponderExcluirComecei a ler a Moreninha no domingo e já terminei ontem rsrsrs Eu devorei esse livro! E a história é mesmo o máximo!! Estou arrependida de não ter lido antes... Minha amiga me emprestou, e fiquei "enrolando" e só fui ler depois de três semanas rsrsrs E quando comecei, não parei mais!! Recomendo esse livro, pelo fato de ser leve, agradável. E apesar da linguagem ser um pouco complicada, não influencia no contexto da história.
ResponderExcluirP.S. Gostei muito do seu blog, parabéns!!
Larinha Andrade
the-adolescent-dreamer.tumblr.com
Ah!, A Moreninha é realmente fascinante. Porque além da história ser boa é intrrigante e divertida.
ResponderExcluirObrigado *_*